11.5.09

Melhor nem saber...

... o dia que vai morrer
... os números sorteados no dia que você não apostou
... o que aprontou quando bêbado
... spoiler de filme
... onde está a outra metado do bicho da goiaba
... depois da notícia boa, qual a ruim
... quantos minutos falta para o despertador tocar
... que aquele cara lindo que nunca vai te dar bola é gay
... de promoção alguma quando acabou o limite do cartão
... que o iogurte está vencido, depois que já tomou
... o valor da fatura do cartão desse mês
... que o chute estava certo na questão da prova que você deixou em branco
... que você estava quase chegando lá quando resolveu voltar
... que você gastou os últimos centavos pra pegar ônibus naquele chocolate

(com a colaboração de Luma Catarina)

10.5.09

Definição

Quem sou? Pergunta difícil. Esse final de semana ouvi muitas discussões sobre isso. Alguns acham mais fácil dizer o que não são. Eu acho difícil de qualquer jeito. Porque às vezes penso ser algo, mas talvez tenha mudado e não percebido. Já fui muito tímida. Hoje, apenas para algumas coisas. Dou risada demais. Nem todos sabem disso. Mas faço piadas o tempo todo e dou risada quando estou nervosa ou tensa.

Já fui mais dura na queda. Hoje, choro por causa de música de comercial na TV. Já fui avessa a romantismo, casamento e filhos. Hoje estou mais sensível à ideia, mas penso muito em adoção. Tenho irmão adotivo e penso que muitas crianças não têm família nesse mundão de meu Deus.

Gosto de música. Principalmente rock. Mas me pego ouvindo baladas, sertanejos de novela, reggae ou tudo que tenha boa letra e melodia. Gosto de cantar, mas tenho vergonha de cantar em público. Gosto de escrever... poesia, ficção, reportagem, pensamentos e desabafos. Já escrevi um livro na graduação... mas ficou horrível. Gosto de ler. De tudo, até bula de remédio. Assuntos culturais em geral me fascinam.

Quero um mundo melhor. Creio que a atual política de desmonte do Estado e dos direitos sociais deve mudar. Acredito na coletividade, no poder da cidadania, na força do povo e na iniciativa de manifestações públicas. Quero ser cientista social. Sou cristã. Entro em muitas crises por isso, por tentar ser melhor com o próximo e pelos conflitos entre fé e razão.

Sou prolixa, às vezes pedante. No geral, eu sou meiga, mas quando me irrito tenho um péssimo gênio. Acho que assusto algumas pessoas com a insistência em determinadas circunstâncias. Tenho dificuldade de esquecer amores. Sou relapsa quando penso demais, com direito a visão e audição seletiva. Na minha cabeça, tenho ambições grandiosas e malucas, mas ponho pouca coisa em prática.

Perco o fio da meada e acabo me perdendo em textos longos como esse... melhor parar... Essa é uma tarefa de titã e eu ainda estou em processo de construção. Não sei me definir. E gosto de estourar plástico bolha.

Teimosia

Se for pra lutar por um mundo melhor, quero ser chamada de teimosa. De querer estudar mais quando não ligam para a educação. Ler quando queimam livros. Sonhar quando já não descansam mais. Eu vou ser teimosa, sim.

Vou separar o lixo reciclável, vou reaproveitar o papel. Vou falar quando não querem ouvir. Vou dizer que existem injustiças. Vou confessar que sou hipócrita às vezes. Que tem dias que não quero pensar no mundo em que vivemos. Mas há dias em que vou olhar pela janela e querer a revolução.

Dizer para as crianças que o mundo pode ser bom. Que quero que exista uma vida decente para meus filhos. Vou quebrar a cara. Vou fazer discurso em carro de som e usar nariz de palhaço. E não vai ser a primeira vez.

Eu esqueci quem eu era. Mas hoje eu acordei. E acordei para fazer a diferença.

7.5.09

A arte de virar a página


Segure delicadamente a ponta inferior da página à direita no livro e faça um movimento de arco da direita para a esquerda. Página virada.

Por que eu preciso de equilíbrio?

Porque eu sou desiquilibrada
eu ajo por impulso, sem pensar
eu tomo atidudes durante o calor do momento
me precipito em decisões
falo o que não devo quando estou com raiva
se alguém me magoa eu tento revidar
eu demoro a perdoar os outros

É uma lista interminável. Mas eu estava um pouco na dúvida, mas ontem tive certeza. Equilíbrio em cápsulas, por favor!

5.5.09

Equilíbrio


Onde compra? Eu quero uma dose... cavalar! Pra elefante, se tiver. Cansei de oscilar, preciso de equilíbrio. É preciso mudança. Falar menos, ouvir mais. Bater menos de frente com os outros. Desencanar dos problema. Abrir mão do que me faz mal. Evitar pessoas e situações problemáticas.

Preciso de um ponto de equilíbrio. De algo que me realize e me agrade. Que eu seja melhor, ofereça mais às pessoas e realmente contribua para o bem geral da sociedade. Não precisa ser através da comunicação ou jornalismo, mas quero fazer diferença na vida das pessoas. E sei que não vou conseguir isso sendo desiquilibrada, haha. Eu devo aprender a sublimar meu problemas para dar atenção aos outros.

Ter bons objetivos. Metas importantes. Por mais pesinhos positivos na balança. Chega de dar importância a coisas desimportantes. A hora é de arregaçar as mangas e fazer a diferença.

4.5.09

Amendoins

Odeio aquele pensamento: "eu era feliz e não sabia". É a pior coisa para se constatar. Na hora parecia coisa corriqueira, mas hoje, através da lupa do passado, parecia tão bom. Hoje, eu fui no shopping com meu irmão para pagar umas contas. Passei na Americanas e ele pediu pra eu comprar um pacote de amendoim.

Viemos mastigando, durante o caminho de volta. E tudo que eu conseguia lembrar era do tempo em que eu morava em Blumenau. Na época, meus hábitos alimentares eram terríveis. Eu e a Roberta vivíamos de pipoca, amendoim e cerveja. Inúmeras vezes comprávamos aquelas caixas de 18 latas e matávamos num final de semana. Bons tempos...

Minhas lembranças etílicas foram mais longe. A noite fria de hoje me lembrou os seminários de comunicação do meu curso de jornalismo. Após as palestras, eu e as meninas íamos tomar quentão com gemada na saída da UEPG. Lembrei também de quando trabalhava na TV. Eu, Mileide e Jéssica comprávamos a vodka mais barata para tomar em alguma esquina da avenida Munchen.

Não, não é falta da bebida que eu sinto. É da atmosfera. Daquela sensação de nada a perder. Das risadas, das piras. Das companhias. Hoje meus amigos estão indo embora, ou já foram, ou planejam ir. Crescer sucks. Meu consolo são as eternas lembranças e os eternos amigos. E saber que ainda há muito pela frente.

O mundo ainda gira. O tempo não para. E existe muito amendoim por aí.