17.5.09

Querer

É um querer que eu não quero
querer que não pode
e que se souber que eu quero
não vai querer também

Oh, Pablo...

"SABERÁS que não te amo e que te amo
posto que de dois modos é a vida,
a palavra é uma asa do silêncio,
o fogo tem uma metade de frio.

Eu te amo para começar a amar-te,
para recomeçar o infinito
e para não deixar de amar-te nunca:
por isso não te amo todavia.

Te amo e não te amo como se tivesse
em minhas mãos as chaves da fortuna
e um incerto destino desditoso.

Meu amor tem duas vidas para amar-te.
Por isso te amo quando não te amo
e por isso te amo quando te amo."





Pablo Neruda.

16.5.09

temos o direito de sermos iguais quando a diferença nos inferioriza
temos o direito de sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza

[Boaventura de Souza Santos]

O medo

Quando eu era pequena, imaginava como seria o mundo sem gravidade. Poderíamos andar no teto e se não fôssemos cuidadosos, cairíamos no infinito azul do céu. E isso me dava medo. Mesmo não tendo lógica. Assim como medo de altura, ou medo de aranhas. Geralmente, medo é uma coisa irracional. E medo é sempre o avesso de liberdade.

Uma vez, entrevistei um filósofo em Blumenau que dizia que o medo da violência, por exemplo, nos aprisionava dentro de nossas casas. O medo nos impedia de fazer algumas coisas. Nos privava de viver plenamente.

Medo. Medo de perder. Ser livre é não ter nada a perder. Não ter medo de cair, não ter receio de tentar. Não temer o futuro ou as coisas incertas. Realmente arriscar.E deixar pequenas coisas de lado. Medo do escuro, de insetos, de amar e de mudar de ideia.

15.5.09

Oswaldo Montenegro também gosta de listas...

Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais...
Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar!
Quantos amores jurados pra sempre
Quantos você conseguiu preservar...
Onde você ainda se reconhece
Na foto passada ou no espelho de agora?
Hoje é do jeito que achou que seria
Quantos amigos você jogou fora?
Quantos mistérios que você sondava
Quantos você conseguiu entender?
Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber?
Quantas mentiras você condenava?
Quantas você teve que cometer?
Quantos defeitos sanados com o tempo
Eram o melhor que havia em você?
Quantas canções que você não cantava
Hoje assobia pra sobreviver?
Quantas pessoas que você amava
Hoje acredita que amam você?

[A lista]

Oswaldinho presente nos nossos blogs.. né, Du?

14.5.09

hoje resolvi escrever


estou fazendo um diário. pronto, falei. não, ele não é rosa. não, ele não tem embalagens de bombons coladas nas páginas. e não é bem um diário. é mais um semanário. decidi fazer isso depois que li uma matéria sobre insônia.
estudos dizem que pessoas que pensam demais na vida têm problemas para dormir (e alguém ainda precisou pesquisar pra chegar a esta conclusão...). enfim, eu pensei nisso antes de dormir. um dia, na fila da Americanas, vi que as agendas estavam em promoção. R$ 3 cada! também, já era abril. uma nota de R$ 2 mais uma de R$ 1 (espécie quase em extinção. comumente encontrada na cantina do meu trabalho). imperdível.
meu diário tem capa que imita couro e é marrom claro. não tem nada demais, a não ser as zilhões de moedas no mundo. e uma pequena parte do que eu penso. antes, eu fazia isso aqui.
desde que li uma crônica ótima da minha chefe, a Mônica Torres (agora com blog), baseada em algo que a Luma Santos (ela já tinha blog antes) contou,comecei a repensar sobre as lamentações online. um amigo da Luma disse que o twitter é um spoiler da sua própria vida. ou seja, pessoas como eu são maníacas pelos "refreshs" e botões "publicar" da vida e, na falta do que falar, falam de si mesmas (como agora, ironicamente).
eu me vi nesta situação quando cheguei no trabalho e o Cristiano Santos (agora com blog) me perguntou o porquê do mau humor. eu ainda nem tinha tido tempo de responder o "oi" dele e ele já sabia que eu tinha discutido com alguém sobre o ar-condicionado.
O fato é que o diário dá maisoumenos certo. assim, é bacana pra descarregar tudo. só que sem comentários. não sei se isso é bom ou ruim. ainda.

A magia que nunca acaba...

Precisamos fazer um desses em Ponta Grossa, hahahaha...