21.4.09

Insistir e persistir

Encanei com essas palavras. Engraçado. Tão parecidas e tão diferentes. Persistir tem a ver com paciência. Insistir é quase chatice. Persistir num sonho é louvável. Insistir num erro é burrice.

Vi essas duas em algum texto e depois tive uma conversa com uma amiga e acabei refletindo mais sobre o assunto. Quando tudo vai mal, o que fazer? Quando a vida parece uma enorme crise, tudo de repente está de cabeça para baixo...

Às vezes demoramos para perceber que a vida chegou num impasse. Talvez estejamos imersos em conformismo. Insistimos numa vida medíocre. Chega uma hora que temos que descartar a vida à qual estamos confortáveis. O recomeço não é fácil. E é aqui que devemos então persistir.

A transição é dolorida, crescer machuca, ter responsabilidades, sonhar com algo grande. O caminho é difícil. E por um lado, aquela existência tranquila e insignificante, soa aconchegante e confiável. Por alguns segundos esquecemos o quão sem brilho eram aqueles dias.

Perseverar no sonho. Eles não vêm em vão. E eles não são imediatos. Insistir em algo pronto e acabado? Qual a graça? Onde vamos chegar? Não, eu quero a mudança. Custe o que custar.

Nenhum comentário: