29.9.08

O exemplo de dona Maria


Mais alguns anos e dona Maria se aposentava na antiga Telepar. Mas eis que o capitalismo selvagem mostrou-se cruel. A onda neoliberal resolveu desaguar no Brasil e a Telepar foi privatizada. Uma pena. Milhares foram demitidos. Inclusive dona Maria, beirando os 50 anos, quatro filhos para criar.

No começo foi difícil. Não apenas pela questão financeira, mas dona Maria não sabia parar quieta. Resolveu fazer trabalho voluntário. Numa creche. Na favela. Ia três vezes por semana. Queria mudar o mundo e foi convincente. No final do ano foi contratada. Então assumiu a vocação. Trabalhava de dia e fazia magistério à noite.

Não contente, no ano seguinte resolveu fazer vestibular. Saiu da creche, mas não antes de se apegar a um bebê e traze-lo para a família. Não tinha paciência para cursinho, então estudou em casa. Passou em segundo lugar no vestibular para Pedagogia. Era a mais velha da turma, mas nem ligou. Estudou os quatro anos, fez novas amizades, ralou muito e se formou como a melhor da turma.

Passou no primeiro concurso que viu pela frente, pegou uma das duas vagas ofertadas para pedagogo na Prefeitura. Hoje trabalha com famílias carentes, faz um curso na igreja e cuida dos cinco filhos e marido.

Realmente, tenho muito orgulho da dona Maria, minha mãe. Mas a questão não e essa. A questão é o que se aprende com isso. Quantas vezes reclamamos de nossas vidas, nos acomodamos ou nos vemos estagnados em nossos 20 e poucos anos? Não podemos esperar por uma rasteira do destino aos 50 anos para fazermos o que gostamos.

Mas nunca é tarde para mudar. Se a dona Maria consegue, todos conseguem. Todo dia é dia para mudar. Dia para resolver. Dia de agir. O mundo não vai parar para ajeitarmos nossas vidas. Felizmente, todos somos agraciados com as mesma 24 horas por dia para tomar decisões e cabe a nós usa-las sabiamente.

Comece hoje a traçar seu destino.

3 comentários:

caroline p. disse...

Dona Maria e dona Vera são minhas heroínas.

J disse...

Viva as Marias da vida! E as Veras e Aparecidas. As Carolinas, as Mileides e, porque não as Jéssicas ou as Lucys????
HAUhauhuah...

caroline p. disse...

e as Carolines também!!!! hehehehe