21.10.08

Joaninha


Ela estava zomabando de mim. Pousou no meu nariz. Assim, do nada. Estava cochilando com a janela aberta. Ela veio silenciosa, batendo as asas sofregamente. Deve ter vindo de longe. Há muito tempo não via uma dessas. Achava que na região só houvesse daquelas que são verdes com bolinhas amarelas. Peguei na ponta dos dedos... ela realmente parecia querer me dizer algo.
Me olhava fixamente nos olhos. "Que foi?"
...
Provavelmente seria tolice esperar por uma resposta. "Né?"
Nada em resposta. Apenas balançou as antenas. O insólito encontro se prolongava. Cheio de significados e metáforas. Tantas quanto existem sobre passarinhos e borboletas. Aqueles seres de parábolas que nunca esperamos encontrar no caminho, mas que enunciam a moral da história. Bichos falantes que trazem enigmas. Ou um grilo falante em nossa consciência.
"Então, dona Joaninha, o gato comeu sua língua?"
Talvez ela não precise dizer nada. Talvez seu silêncio avassalador fale mais que mil palavras. "A vida é simples assim, não é? Encontramos aquilo que não procuramos. Um dia a gente esbarra naquilo que mais queríamos. As coisas acontecem quando menos esperamos. E se não fosse assim, seria de outro jeito".
Ela consente. Não diz que sim nem não. "Você tem razão, Joaninha...", concordo enfim. Ela então alça vôo e vai embora.
Mensagem entregue.

2 comentários:

seniorita m. disse...

já viu um filme chamado 'sob o sol de toscana'? tem uma história de joaninha bem parecida com essa do teu post. assista, é o tipo de filme que traz esperanças em dias nublados.

workaholicarol disse...

Já vi sim o filme... mas não lembrava de joaninhas, hahaha, vou prestar mais atenção qdo assistir de novo. É um filme muito lindo mesmo... recomendo!!