11.10.08

trilha sonora

Eu tinha uns 15 anos e um menino lá no colégio adorava Offspring. Até emprestei o Smash pra saber mais. Nem chegamos a conversar sobre isso, mas foi assim que o gosto musical passou a constar na minha lista da aprovação. Ele era playboy, nem sabia conversar. Risquei o Offspring da trilha.


O tempo passou. Era uma noite qualquer e tinha uma banda tocando no fundo. Era uma dessas montada por caras da faculdade que acabaram de aprender os primeiros acordes. A trilha sonora era Gimme Shelter. Ele chegou e disse:


- Gosto dessa música - e sorriu.


Eu sai de lado. Pensei e repensei. Reparei que acompanhou a letra. Pelo menos, não mentiu. Sorri de volta. Meses depois, descobri o truque. Uma música popular, uma banda consagrada e não há como errar. Portanto, sabe-se que The Beatles, Rolling Stones e Led Zeppelin podem ser figurinhas fáceis em um primeiro papo típico dos enroladores.


Um tempo depois, noutra noite qualquer, a banda era melhor. Local bem mais difícil de encontrar clichês. Usava uma camiseta bacana. Me disse que ouvia Radiohead. Descobri que isso é um código para os problemáticos. Creep era a música favorita. Cai fora.


Conheci um que dizia ouvir Los Hermanos. Achei interessante até ele se revoltar e criar uma aversão incompreensível pela banda. Outro gostava de música brasileira. Cartola, Noel, Tim Maia estavam sempre no set list. Quem diria que ele não tinha sensibilidade para conhecer a beleza das canções que ouvia?


As noites se passaram. System of a Down, fugi. Jota Quest, nem pensar. Gosto de tudo um pouco, sai daqui. Pavement, metido e crítico. Minha preferida é aquela banda do norte da Nova Zelândia, chato. Cachorro Grande, meio cafajeste. Do que você gosta?, oportunista.


Desisti dessa pergunta. Acabei aprendendo que as respostas são todas pra agradar. Mas tudo bem. Que goste de música já é alguma coisa. Se for fã de Los Hermanos, nem se fala. Mas tem que saber a letra. Tem que ser sincero. Senão, muda o disco, por favor.




* Esse texto é ficcional com algumas partes reais. Outra coisa, não significa que quem goste das bandas que eu citei seja assim, tá? É uma brincadeira, somente isso.

3 comentários:

workaholicarol disse...

hehehehehe, ficou legal... esqueceu de dizer q garotos q sabem de cor e salteada as letras do Faiche são ultraaaa cafajestes... interessantes, porém... rs

caroline p. disse...

é verdade ;)

Wania Bittencourt disse...

Ah, bom! Que bom que você explicou...
já tava achando que era algo pessoal!
hahaahahah...
=P

(só pra te dizer: eu gosto de Jota Quest, tá?)